domingo, 2 de fevereiro de 2020

Máquinas voadoras movimentam as tardes de inverno na Grande Ilha


As tardes de inverno na Grande Ilha, de vento brando, estão atraindo para Amam aeromodelos que custumam ficar reclusos no verão, face à turbulência das ventanias do litoral maranhense, severas nos meses julho, agosto, setembro e outubro.
AVISTAR
Quem primeiro estrelou na temporada foi o comandante Marvio, com seu Avistar com fuselagem 1.95cm, envergadura 2,3cm, fabricante Great Planes, municiado com motor DLE-RA 35cc, hélice 20X08.


Formoso, a máquina apresenta excelente desempenho, se constituindo, de fato, num dos aeromodelos mais prazerosos de voar. Destaque para a montagem caprichada, inquestionavelmente perfeita, de autorita do próprio piloto, um perfeccionista.
PILATUS
A segunda máquina a comparecer na temporada de ventos brandos na Amam foi o incrível Pilatus, com 1,75cm de envergadura, fuselagem de 2,20cm, motor DLE-RA 35cc, hélice 19x8, da Phoenix Models, pertencente ao comandante Daniel G.


O aeromodelo chama mesmo atenção e surpreende fazendo voo firme e estável, mesmo com características de asa e fuselagem diferentes dos modelos de sua categoria. O piloto abusou de manobras e fez um pouso quase perfeito, não um leve toque da hélice na pista.
A montagem perfeita e de alto nível, dentro dos melhores padrões, é, sem dúvida, um destaque a parte, graças a dedicação do comandante Daniel Guagliardo, que, profissionalmente atual como piloto comercial de uma importante companhia aérea cujo nome não se revela por falta de patrocínio!
MOCHEL, Retorno!
Quem voltou ao batente, usando um belíssimo planador Salto, motorização elétrica Eflite 25, esc 80, bateria 4sx3000mAh, hélice retrátil, com 2,65cm de envergadura, fabricado pela FlyFly, foi o veterano Joaquim Mochel, cuja inscrição no hobby dista do início da década de 70.
Com auxílio do comandante Márvio, Mochel fez o imponente planador deslizar silenciosamente pelos céus da Amam, imprimindo invejável velocidade. Contudo, na hora “H” do pouso, Mochel passou o rádio para o piloto de testes, fato que, segundo os mais exigentes críticos do hobby, maculou o tão aguardado retorno. “Estou me aclimatando para voltar com tudo...”, argumentou o veterano Mochel, um dos principais entusiastas do hobby na Grande Ilha.
O VOO DE UM AEROMODELO TRINTENÁRIO
Entre as máquinas que estão de volta à temporada uma se destaca pela aparência exótica e pelo tempo que está na ativa. Estamos falando de um pequeno trainer, com 1,20 cm de envergadura, impulsionado por motor glow 40, OS, com hélice 10x6, inspirado num projetado da antiga Aerobras, do comandante Corrêa, um aeromodelo de 30 anos, cujos comandos estão limitados a leme, profundor e acelerador.
Em dias hodiernos o voo desse treinador torna-se um desafio, especialmente para aeromodelistas adeptos de aileron e flap. O esquisito aero remonta aos tempos idos do hobby no Brasil. O mais impressionante de tudo é o seu excelente desempenho. “Libélula” é o seu codinome!
FOTO LEGENDA..

Aeromodelo de alta performance do comandante Valdinewton fez "misera" nas mãos de Marvio
Comandante Daniel com seu Trex 800
RESENHA
Rafful voltou a acertar os pousos, prejudicados depois de sua estada na Polônia/Ruddys, o ex-repórter, voou pouco porque até agora não teve tempo para arrumar o trem de pouso do seu intrépido asa baixa/Murilo enrolou e não teve coragem de tirar seu aero dentro do carro, preferindo papear/Ivan tá quase três meses sem voar/PM Luiz Carlos, ainda traumatizado com a última lenha, não compareceu/Mestre Horário fez uma bela apresentação no Esquilo, Trex 600/Mauro atuou como cinegrafista do blog, relembrou tempos áureos, e prometeu voltar sábado, 8 de fevereiro de 2020, com força total/Jorge só conversou e auxiliou alguns colegas, mas tudo indica que pendurou a chuteira/Rogério atuou como dorme sujo coletivo, demostrando saudosismo da época em que era praticante do hobby/Por fim, tivemos a visita de um expert em impressora 3D, Jackson, manifestando desejo em ingressar no Hobby. Foi logo aconselhado pelo comandante Valdinewton para esquecer "esse negócio de helicóptero".

Nenhum comentário:

Postar um comentário