sábado, 25 de abril de 2020

Um gênio a serviço do hobby!


Muitas das vezes estamos no paraíso e não nos damos conta. É isso, mesmo.
Os modelistas da Grande Ilha têm o privilégio de dispor de um verdadeiro gênio na arte da criação, recuperação, conserto e montagem de lanchas, carros, aviões e helicópteros manobrados por controle remoto. 
Torno mecânico Joinville, restaurado por Mário para ser um de seus principais aliados na oficina
Estamos falando de Mario Celso Cavaignac, um maranhense nascido na Capital, São Luis, que desde a tenra idade, nos idos de 1980, tomou gosto pelo hobby, influenciado pelo próprio pai, Mário Cavaignac, hoje com 78 anos. Seu Mário, aposentado e afastado do hobby, despontou no aeromodelismo no início de 1970, quando os modelos eram, na sua quase totalidade, manobrados via cabo (u-control), não menos emocionante do que os atuais, agora equipados com modernos equipamentos de controle à distância.
Mecânico de profissão, Celso montou na sua casa uma oficina de fazer inveja aos mais exigentes laboratórios de mecânica do SENAI, equipada com torno, fresa, soldadora elétrica, serra, esmeril, compressores, ferramentaria de ponta e um arsenal de chaves e instrumentos usados para atender as exigências do caprichoso hobista ludovicense. 
Cabeçote divisor da máquina fresadora
Funcionário da Eletronorte, Mário Celso usa as horas vagas para dar vazão ao seu talento, dentre os quais se notabilizam consertos, construção de peças e regulagem de motor (glow ou gasolina). Não bastasse, ainda lhe sobra tempo para criar e desenvolver alguns projetos surpreendentes, como foi a construção de uma turbina a querosene, usada num kart de alto desempenho, especialmente desenvolvido pelo próprio Mário.
Kart, equipado com turbina

 
Celso na companhia do pai, seu Mário, sua principal fonte de inspiração
Turbina desenvolvida por Mário Celso

Merece destaque, ainda, visualizar as primeiras lanchas gigantes, com motorização à gasolina, artesanalmente construídas por Mário Celso, utilizando compensado marítimo e motor de roçadeira, adaptado, com pintura automotiva. A lancha azul, retratada, ganhou sistema de refrigeração a água e partida elétrica, tudo projetado e construído pelo próprio Mário Celso.“O cara é um mago. Certa vez, danifiquei o cabeçote de um motor importado. Levei pra ele e dias depois Mário me entregou o motor novinho e funcionando, parecendo que jamais havia sido quebrado”, testemunhou Ivan Carneiro, assíduo frequentador da oficina.
Essa lancha, 1,30cm, atualmente pertencente ao comandante Daniel, adquirida do comandante Marvio.


Alguns de seus engenhos, como, por exemplo, o hoverkart, montado sobre um colchão de ar, impulsionado por um motor glow, revelam a notável vocação do hobista por novas experiências.

 
Hoverkart

 Mário Celso foi, também, um dos precursores do helimodelismo na Ilha São Luis, quando a pilotagem desses aparelhos apresentava alto grau de dificuldade. Hoje tá com os dedos enferrujados, mas promete voltar ao batente muito em breve.
Ultimamente, ele se dedica na recuperação de um antigo aeromodelo, um treinador da década de 80, chamado Libélula, muito usado na época para ensinar principiantes no hobby. Uma relíquia que remota os tempos áureos do aeromodelismo onde a tônica era a diversão, simplesmente.
O lendário Libélula, da década de 80, literalmente ressuscitado das cinzas por Celso
Na última visita ao “parque de diversão” do Residencial Pinheiros, na manhã desta quinta-feira, 23 de abril de 2020, fizemos um tape da atuação de Mário Celso no exato momento em que ele trabalhava no rotor principal flybar, do Trex 500, do comandante Daniel Souza, adaptando-o para receber sistema flybarless. O serviço ficou impecável, marca indelével de um perfeccionista por excelência.
Mário Celso é discreto e de pouca conversa, mas extraordinariamente prestativo e atencioso as mais diversas demandas dos colegas, apresentando solução para quase tudo que lhe chega às mãos, especialmente quando o assunto é conserto de motor e reparo ou construção de peças. Invariavelmente, quase todos os colegas da Capital, de algum modo, já se serviram de seus valiosos préstimos.
E assim encerramos mais uma matéria especial, agradecendo, em nome da Amam e todos os amantes do hobby no Maranhão, a efetiva contribuição de Mário Celso para o engrandecimento do aeromodelismo, um exemplo a ser seguido.
A próxima matéria especial será com um dos ícones do aeromodelismo maranhense, José Antônio MOHANA Pinheiro, uma lenda viva da construção em madeira balsa.
(Reportagem: Daniel Souza, advogado, jornalista e aeromodelista)


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