Muitas
das vezes estamos no paraíso e não nos damos conta. É isso, mesmo.
Os modelistas
da Grande Ilha têm o privilégio de dispor de um verdadeiro gênio na arte da
criação, recuperação, conserto e montagem de lanchas, carros, aviões e
helicópteros manobrados por controle remoto.
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Torno mecânico Joinville, restaurado por Mário para ser um de seus principais aliados na oficina |
Estamos
falando de Mario Celso Cavaignac, um maranhense nascido na Capital, São Luis,
que desde a tenra idade, nos idos de 1980, tomou gosto pelo hobby, influenciado
pelo próprio pai, Mário Cavaignac, hoje com 78 anos. Seu Mário, aposentado e afastado do hobby, despontou no aeromodelismo no início de 1970, quando os modelos eram, na sua quase totalidade, manobrados
via cabo (u-control), não menos emocionante do que os atuais, agora equipados com
modernos equipamentos de controle à distância.
Mecânico
de profissão, Celso montou na sua casa uma oficina de fazer inveja aos mais
exigentes laboratórios de mecânica do SENAI, equipada com torno, fresa, soldadora
elétrica, serra, esmeril, compressores, ferramentaria de ponta e um arsenal de chaves e instrumentos
usados para atender as exigências do caprichoso hobista ludovicense.
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Cabeçote divisor da máquina fresadora |
Funcionário
da Eletronorte, Mário Celso usa as horas vagas para dar vazão ao seu talento, dentre
os quais se notabilizam consertos, construção de peças e regulagem de motor (glow ou gasolina).
Não bastasse, ainda lhe sobra tempo para criar e desenvolver alguns projetos surpreendentes,
como foi a construção de uma turbina a querosene, usada num kart de alto desempenho,
especialmente desenvolvido pelo próprio Mário.
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Kart, equipado com turbina |
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Celso na companhia do pai, seu Mário, sua principal fonte de inspiração |
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Turbina desenvolvida por Mário Celso |
Merece
destaque, ainda, visualizar as primeiras lanchas gigantes, com motorização à gasolina, artesanalmente
construídas por Mário Celso, utilizando compensado marítimo e motor de roçadeira, adaptado, com pintura
automotiva. A lancha azul, retratada, ganhou sistema de refrigeração a água e partida elétrica, tudo projetado e construído pelo próprio Mário Celso.“O cara é um mago. Certa vez, danifiquei o cabeçote de um motor
importado. Levei pra ele e dias depois Mário me entregou o motor novinho e
funcionando, parecendo que jamais havia sido quebrado”, testemunhou Ivan Carneiro,
assíduo frequentador da oficina.
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Essa lancha, 1,30cm, atualmente pertencente ao comandante Daniel, adquirida do comandante Marvio. |

Alguns
de seus engenhos, como, por exemplo, o hoverkart,
montado sobre um colchão de ar, impulsionado por um motor glow, revelam a notável
vocação do hobista por novas experiências.
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Hoverkart |
Mário Celso foi, também, um dos precursores do helimodelismo na Ilha São
Luis, quando a pilotagem desses aparelhos apresentava alto grau de dificuldade.
Hoje tá com os dedos enferrujados, mas promete voltar ao batente muito em
breve.
Ultimamente,
ele se dedica na recuperação de um antigo aeromodelo, um treinador da década de
80, chamado Libélula, muito usado na época para ensinar principiantes no hobby.
Uma relíquia que remota os tempos áureos do aeromodelismo onde a tônica era a diversão,
simplesmente.
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O lendário Libélula, da década de 80, literalmente ressuscitado das cinzas por Celso |
Na
última visita ao “parque de diversão” do Residencial Pinheiros, na manhã desta
quinta-feira, 23 de abril de 2020, fizemos um tape da atuação de Mário
Celso no exato momento em que ele trabalhava no rotor principal flybar, do Trex
500, do comandante Daniel Souza, adaptando-o para receber sistema flybarless. O
serviço ficou impecável, marca indelével de um perfeccionista por excelência.
Mário
Celso é discreto e de pouca conversa, mas extraordinariamente prestativo e
atencioso as mais diversas demandas dos colegas, apresentando solução para
quase tudo que lhe chega às mãos, especialmente quando o assunto é conserto de
motor e reparo ou construção de peças. Invariavelmente, quase todos os colegas
da Capital, de algum modo, já se serviram de seus valiosos préstimos.
E
assim encerramos mais uma matéria especial, agradecendo, em nome da Amam e
todos os amantes do hobby no Maranhão, a efetiva contribuição de Mário Celso para
o engrandecimento do aeromodelismo, um exemplo a ser seguido.
A próxima
matéria especial será com um dos ícones do aeromodelismo maranhense, José Antônio MOHANA
Pinheiro, uma lenda viva da construção em madeira
balsa.
(Reportagem:
Daniel Souza, advogado, jornalista e aeromodelista)
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