O comandante Márvio, um dos mais experientes
pilotos da Grande Ilha, abusou de sua habilidade. Quem deixou de comparecer na tarde deste sábado, 2 de novembro de
2019, na Amam, perdeu a oportunidade de apreciar destacável apresentação do primoroso
Extra 3D, motor OS 91, 4 tempos.
Tanto
em baixa ou alta altitude, as manobras realizadas pelo comandante Márvio
desenhavam os céus da Amam, espreitando o vento e desconsiderando a força da
gravidade ao promover rasantes, voos de dorso e outras arriscadas acrobacias.
Homem e máquina de parabéns!
LC quebra mandinga e volta
pra casa com avião inteirinho
Superando
tudo e todos, o comandante Luiz Carlos, também carinhosamente chamado pelo
codinome “PM”, retornou pra casa feliz da vida. Voou muito seu “Trainer Frankenstein”,
motor 46, glow, depois de alguns ajustes no compartimento de tanque.
Durante os
voos, arriscou, inclusive um roll, pousando, logo em seguida, tranquilamente.
Um dia de voo para celebrar, mestre Luiz Carlos. “Quebrei a mandiga”, disse o
piloto visivelmente satisfeito.
Corrêa: um voo, apenas!
O
decano Corrêa não teve sucesso no teste do seu motor 4 tempos gasolina. A
máquina funcionou, incialmente, muito bem, mas depois de um rápido voo, perdeu compressão,
tirando-o do circuito. “Acho que foi mandinga reversa de PM Luiz Luis Carlos”,
profetizou nosso oráculo Jorge França.
Ivan versus Rafful
Os
aeromodelos Wing Sport, de Ivan e Rafful, fizeram um show à parte na Amam, com
voos simultâneos e performances consideradas ousadas.
Ivan |
Rafful |
Os aparelhos são bons
mesmo, uma boa pedida para quem quer migrar de aeromodelos asa alta para asa
baixa. Nota 10!
Horácio domina augusta
diante de vento raivoso na Amam
A
evolução do helimodelista Horácio salta os olhos. Nesta sábado, por exemplo,
depois de voar arrojadamente seu Trex 700, elétrico, o comandante decidiu
encarar a ventania com seu helicóptero Augusta, motorização elétrica, pintado
nas cores da Guarda Costeira Americana.
Foi voo de precisão, estilo escala
real, com direito a pouso impecável. Parabéns, mestre Horácio, fonte
inesgotável de superação!
Erro de engenharia provoca
acidente de helicóptero
A
estreia do fuselado Trex 600, Nitro, V-Bar, do comandante Daniel Souza, não
saiu como planejado, em que pese às duas tentativas iniciais de voo e a lenha
quando do voo teste. Visivelmente o helicóptero apresentava dificuldade no
travamento do rotor de cauda.
Ao deixar o solo e ao acionar rotação do rotor
principal, o helicóptero alterou subitamente o modo de voo, perdendo o controle
e caindo a baixa atitude. As pás dianteira e traseira foram danificadas. O trem
de pouso direito quebrou e os parabrisas sacaram.
O
acidente decorreu de grave erro de projeto, conforme laudo preliminar divulgado
pelo engenheiro e professor aeronáutico, Adail.
Estabilizar colocado em local inadequado |
Solução de engenharia |
O estabilizador vertical
localizado exatamente no centro do rotor de causa, criou um anteparo a
circulação natural do fluxo de vento gerado pelas pás traseiras, cujo
instrumento atua tanto para manter o prumo da aeronave quanto como leme. Estima-se
que em 20 dias estará de volta ao batente já com o devido reparo no projeto
inicial da fuselagem.
Veja as imagens do repórter internacional, com inquirição de Joaquim Mochel...
Ausência de presidente é
sentida na Amam
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