domingo, 3 de novembro de 2019

Arte nos céus da Amam: comandante Márvio realiza belas e ousadas manobras ignorando a ventania


O comandante Márvio, um dos mais experientes pilotos da Grande Ilha, abusou de sua habilidade. Quem deixou de comparecer na tarde deste sábado, 2 de novembro de 2019, na Amam, perdeu a oportunidade de apreciar destacável apresentação do primoroso Extra 3D, motor OS 91, 4 tempos.
Tanto em baixa ou alta altitude, as manobras realizadas pelo comandante Márvio desenhavam os céus da Amam, espreitando o vento e desconsiderando a força da gravidade ao promover rasantes, voos de dorso e outras arriscadas acrobacias. Homem e máquina de parabéns!  
 LC quebra mandinga e volta pra casa com avião inteirinho
Superando tudo e todos, o comandante Luiz Carlos, também carinhosamente chamado pelo codinome “PM”, retornou pra casa feliz da vida. Voou muito seu “Trainer Frankenstein”, motor 46, glow, depois de alguns ajustes no compartimento de tanque. 
 Durante os voos, arriscou, inclusive um roll, pousando, logo em seguida, tranquilamente. Um dia de voo para celebrar, mestre Luiz Carlos. “Quebrei a mandiga”, disse o piloto visivelmente satisfeito.
Corrêa: um voo, apenas!
O decano Corrêa não teve sucesso no teste do seu motor 4 tempos gasolina. A máquina funcionou, incialmente, muito bem, mas depois de um rápido voo, perdeu compressão, tirando-o do circuito. “Acho que foi mandinga reversa de PM Luiz Luis Carlos”, profetizou nosso oráculo Jorge França.
 Ivan versus Rafful
Os aeromodelos Wing Sport, de Ivan e Rafful, fizeram um show à parte na Amam, com voos simultâneos e performances consideradas ousadas.
Ivan

Rafful

Os aparelhos são bons mesmo, uma boa pedida para quem quer migrar de aeromodelos asa alta para asa baixa. Nota 10!
Horácio domina augusta diante de vento raivoso na Amam
A evolução do helimodelista Horácio salta os olhos. Nesta sábado, por exemplo, depois de voar arrojadamente seu Trex 700, elétrico, o comandante decidiu encarar a ventania com seu helicóptero Augusta, motorização elétrica, pintado nas cores da Guarda Costeira Americana. 
Foi voo de precisão, estilo escala real, com direito a pouso impecável. Parabéns, mestre Horácio, fonte inesgotável de superação!
Erro de engenharia provoca acidente de helicóptero
A estreia do fuselado Trex 600, Nitro, V-Bar, do comandante Daniel Souza, não saiu como planejado, em que pese às duas tentativas iniciais de voo e a lenha quando do voo teste. Visivelmente o helicóptero apresentava dificuldade no travamento do rotor de cauda.


 Ao deixar o solo e ao acionar rotação do rotor principal, o helicóptero alterou subitamente o modo de voo, perdendo o controle e caindo a baixa atitude. As pás dianteira e traseira foram danificadas. O trem de pouso direito quebrou e os parabrisas sacaram.
O acidente decorreu de grave erro de projeto, conforme laudo preliminar divulgado pelo engenheiro e professor aeronáutico, Adail. 

Estabilizar colocado em local inadequado
Solução de engenharia


O estabilizador vertical localizado exatamente no centro do rotor de causa, criou um anteparo a circulação natural do fluxo de vento gerado pelas pás traseiras, cujo instrumento atua tanto para manter o prumo da aeronave quanto como leme. Estima-se que em 20 dias estará de volta ao batente já com o devido reparo no projeto inicial da fuselagem.
 Veja as imagens do repórter internacional, com inquirição de Joaquim Mochel...
Ausência de presidente é sentida na Amam
Não obstante os boatos que circulavam na grande mídia sobre a sentida ausência do presidente Vadenewlton na Amam, o não comparecimento se deveu a um compromisso inadiável, como bem frisou o relações públicas, Mochel, e não para cuidar da extradição do repórter internacional, Rudy Jesús, autor da polêmica e desaforada nota, publicada pela Aspone, em desagravo a um suposto atentado à liberdade de imprensa.

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