quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Clube de Modelismo do Pará: o refúgio das águias



                                                                                                                                                                            Por Daniel Souza
 3 de agosto de 2019. Depois de atravessar duas cidades da região metropolitana de Belém, lá por volta das 10 horas de um sábado tranquilo, sem chuva e de céu de brigadeiro, alcançamos a sede do Clube de Modelismo do Pará (CMP), localizado numa região de mata verde, a pouco mais de 40 km de Belém, no município de Santa Isabel.
Bem estruturado, com hangar, galpão de preparação de voos e área de convivência, com mesa gigante e churrasqueira de alvenaria, o CMP conta com banheiros, alguns chalés e serviços de água e energia, além do principal, uma pista asfaltada, com 250 metros de extensão, por 9 metros de largura, margeada por um gramado espetacular, facilitando a vida daqueles pilotos que se obrigam a pousos forçados.

Piper Club, do comandante Omar, motor Zenoah, 20cc
 Ao longe, uma muralha de mata densa, incólume, celebra a natureza, reafirmando a convicção segundo a qual aeromodelismo deve, sempre, combina com local aprazívelá,  para além do hobby.

F-100 sob manutenção do comandante Martins
Todavia, não é só o lugar e a estrutura que chamam a atenção lá pelas bandas do CMP, mas, sobretudo, o modo acolhedor e hospitaleiro com o qual visitantes e colegas do hobby são tratados, uma verdadeira lição para os soberbos.
Nesta “visita de médico”, pude observar o elevado nível dos pilotos e o requinte de suas máquinas encantadoras, com destaque para os gigantes Jato F 100, com 2,40m de fuselagem, turbina King Tech K-260, de propriedade do comandante Antonio Gago, e Piper Pawnee, do comandante Mauro, com seus 3,20m de envergadura, impulsionado por um motor Moki, de 2 cilindros, 4 tempos, recém recuperado e ajustado pelo experiente decano Omar, um mecânico com 72 anos de idade, que conserta tudo na sua oficina em Benevides-PA.
Piper, do comandante Lauro
Tive a grata satisfação de conhecer os pilotos Martins, Lauro, Adenauer, Omar e Bruno Colino, estes últimos com habilidades em mecânica e manutenção de aeronaves, e testes de jatos novos ou pós-manutenção.
Assistimos os voos do Calmato 60, do comandante Adenauer, do Piper gigante, do comandante Lauro, e do jato do comandante Martins. Todos, graças a Deus, bem sucedidos, com destaque, é claro, para o veloz intrépido Hot Spot, do piloto Martins.
O Clube de Modelismo do Pará é, sem dúvida, o refúgio das águias. 
Aqui, uma singela reverência de todos os aeromodelistas do Maranhão aos aeromodelistas do Pará.Valeu, galera, da próxima vez levo, ao menos, meu Trex 700 nitro!

Jato Hot Spot, do piloto Martins

Calmato, motor 91, glow, do comandante Adenauer


   




Um comentário:

  1. É um exemplo a ser seguido, parabéns
    a todos e grande abraço
    Horácio - Amam-SLZ.

    ResponderExcluir