Fotos de Barbosa e Edson Júnior
As emoções tomaram, novamente, conta da Amam,
neste sábado, 13 de julho de 2019. A tarde foi marcada por voos em alta
velocidade do Tucano (pé-duro) do presidente Valdenewton&Cia e de uma
espetacular lenha protagonizada pelo internacional piloto Rudys. Teve, ainda de
quebra, um pouso de emergência, em alta rotação, do Trex 700, nitro, do
comandante Daniel.
O decano Correa, com seu intrépido lendário
Astro Hog, e Murilo, com seu Decathlon, motor 55, da Phoenix Model, ao que
consta, foram os primeiros a aportarem na Amam, ali por volta das 14 horas.
Logo depois, já estavam a postos, com suas máquinas prontas para enfrentar uma
leve pancada de vento, que soprava da Baia de São José, os comandantes Rudys, Jorge
França, Ivan, Rafful, Márvio, Rogério, Valdenewton, Horácio, Mauro e Daniel
Souza. Já no finalzinho da tarde, registrou-se a presença do ilustre
colecionador Adail, recém-chegado da Freira Agropecuária de Imperatriz
(EXPOIMP), cujo em evento, em menos de 4 dias, já havia transacionado cerca de
38 milhões de reais naquela que é maior feira agropecuária do Maranhão. Mas
vamos ao que interessa!
O comandante Rudys, desafeto do
quase-presidente Ricardo Castro, que compareceu municiado de dois aeromodelos,
depois de realizar vários voos e pousos dignos de pedir música no Fantástico,
resolveu estrear um treinador, cuja aquisição e montagem são atribuídos ao
comandante PM Luiz Carlos, suspeitamente faltoso na tarde de ontem. A regulagem
do Rádio Futaba 14 canais começou com o presidente Valdenewton e finalizou com
o piloto Daniel. Os ajustes de motor, ao encargo de Correa, fizeram que a
máquina funcionasse perfeitamente. “Tava um pipo”, comentou VD. Restava, portanto,
o esperado teste voo, vez que o aeromodelo já se encontrava deverasmente
abastecido e supervisionado.
Como sempre, trata de um momento de grande
expectativa, nervos à flor da pele, adrenalina... Avião na cabeceira da pista,
motor funcionando conferindo na lenta, enquanto Rudys, constrito, aguardava
autorização para içar voo, sob os olhar atento de pilotos e alunos de
engenharia da Uema, testadores, sem sucesso de uma geringonça com asa. Piloto
acelera na máxima e faz uma decolagem perfeita. Consumindo apenas 1/3 da pista,
o treinador alcançou os céus azuis da Amam, livre como uma águia.
Nota-se um semblante de felicidade do piloto estrangeiro, tracejando sua máquina
infinda. De repente, depois de uma impensada manobra na descente, desafiando a
força de gravidade, a aeronave se fragmenta no ar, possibilitando-nos um indizível
espetáculo. “A asa bateu palmas. Cadê o fotógrafo. Não é possível. Que merda!”,
gritou, freneticamente, o comandante Correa, estupefato.
Hoje, 14 de julho de 2019, a ANAC (Agência
Nacional de Aviação Civil) divulgou laudo técnico, informando as causas do
sinistro. Ouvido pela reportagem, Luiz Carlos contestou o documento: “Esses
caras da Anac são uns abestados, não entendem nada de cola. Isso foi dedo. Já
acionei meu advogado Ricardo para responsabilizar tão absurda conclusão”,
desabafou PM.
RESENHA
Destaque para a resiliência de Rafful e seu principal
ajudante de pista, o piloto Ivan.
Duas horas depois de muito ajuste no motor,
finalmente o Nexstar disse para que veio, voando por longo tempo.
Digno de
nota, os 5 cinco voos maravilhosos do Ipanema, motor 91 4 tempos, OS, do
comandante Daniel Souza - Comandante Murilo, com seu Decathlon fez vários voos,
mas ainda precisa aprimorar o pouso - Correa mandou bem no Astro Hog, também
conhecido de “Toyota de padre” - Ivan brincou bem com seu esportivo, arriscando
algumas manobras - Mauro voou pouco, mas voou mui bem, realizando manobras de
dorso e performance em alta velocidade, com muito estilo. Mestre Horácio
espreitou o vento, em voos considerados radicais, a bordo do Trex 700,
elétrico, com unidade computadorizada MicrobeastX. Foram cortados os pontos de
PM Luiz Carlos, Ricardo Castro, Daniel Galhardo, Aranha e Geraldo. Comandante
Mochel, em viagem, justificou sua ausência.
FALANDO
SÉRIO
A cada sábado, as tardes da gloriosa Amam
ficam bem mais divertidas, com o engajamento de aeromodelistas da Ilha na prática
saudável do hobby. É perceptível a ansiedade dos colegas para o encontro
sabático. O melhor de tudo é modo respeitoso, fraterno e colaborativo com o
qual todos os colegas encaram o hobby, tornando-o, portanto, mais prazeroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário