domingo, 14 de julho de 2019

A espetacular lenha nos céus da Amam

Fotos de Barbosa e Edson Júnior
As emoções tomaram, novamente, conta da Amam, neste sábado, 13 de julho de 2019. A tarde foi marcada por voos em alta velocidade do Tucano (pé-duro) do presidente Valdenewton&Cia e de uma espetacular lenha protagonizada pelo internacional piloto Rudys. Teve, ainda de quebra, um pouso de emergência, em alta rotação, do Trex 700, nitro, do comandante Daniel.
O decano Correa, com seu intrépido lendário Astro Hog, e Murilo, com seu Decathlon, motor 55, da Phoenix Model, ao que consta, foram os primeiros a aportarem na Amam, ali por volta das 14 horas. Logo depois, já estavam a postos, com suas máquinas prontas para enfrentar uma leve pancada de vento, que soprava da Baia de São José, os comandantes Rudys, Jorge França, Ivan, Rafful, Márvio, Rogério, Valdenewton, Horácio, Mauro e Daniel Souza. Já no finalzinho da tarde, registrou-se a presença do ilustre colecionador Adail, recém-chegado da Freira Agropecuária de Imperatriz (EXPOIMP), cujo em evento, em menos de 4 dias, já havia transacionado cerca de 38 milhões de reais naquela que é maior feira agropecuária do Maranhão. Mas vamos ao que interessa!
O comandante Rudys, desafeto do quase-presidente Ricardo Castro, que compareceu municiado de dois aeromodelos, depois de realizar vários voos e pousos dignos de pedir música no Fantástico, resolveu estrear um treinador, cuja aquisição e montagem são atribuídos ao comandante PM Luiz Carlos, suspeitamente faltoso na tarde de ontem. A regulagem do Rádio Futaba 14 canais começou com o presidente Valdenewton e finalizou com o piloto Daniel. Os ajustes de motor, ao encargo de Correa, fizeram que a máquina funcionasse perfeitamente. “Tava um pipo”, comentou VD. Restava, portanto, o esperado teste voo, vez que o aeromodelo já se encontrava deverasmente abastecido e supervisionado.
Como sempre, trata de um momento de grande expectativa, nervos à flor da pele, adrenalina... Avião na cabeceira da pista, motor funcionando conferindo na lenta, enquanto Rudys, constrito, aguardava autorização para içar voo, sob os olhar atento de pilotos e alunos de engenharia da Uema, testadores, sem sucesso de uma geringonça com asa. Piloto acelera na máxima e faz uma decolagem perfeita. Consumindo apenas 1/3 da pista, o treinador alcançou os céus azuis da Amam, livre como uma águia. Nota-se um semblante de felicidade do piloto estrangeiro, tracejando sua máquina infinda. De repente, depois de uma impensada manobra na descente, desafiando a força de gravidade, a aeronave se fragmenta no ar, possibilitando-nos um indizível espetáculo. “A asa bateu palmas. Cadê o fotógrafo. Não é possível. Que merda!”, gritou, freneticamente, o comandante Correa, estupefato.
 
Hoje, 14 de julho de 2019, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou laudo técnico, informando as causas do sinistro. Ouvido pela reportagem, Luiz Carlos contestou o documento: “Esses caras da Anac são uns abestados, não entendem nada de cola. Isso foi dedo. Já acionei meu advogado Ricardo para responsabilizar tão absurda conclusão”, desabafou PM.
 RESENHA
Destaque para a resiliência de Rafful e seu principal ajudante de pista, o piloto Ivan.

 Duas horas depois de muito ajuste no motor, finalmente o Nexstar disse para que veio, voando por longo tempo.

Digno de nota, os 5 cinco voos maravilhosos do Ipanema, motor 91 4 tempos, OS, do comandante Daniel Souza - Comandante Murilo, com seu Decathlon fez vários voos, mas ainda precisa aprimorar o pouso - Correa mandou bem no Astro Hog, também conhecido de “Toyota de padre” - Ivan brincou bem com seu esportivo, arriscando algumas manobras - Mauro voou pouco, mas voou mui bem, realizando manobras de dorso e performance em alta velocidade, com muito estilo. Mestre Horácio espreitou o vento, em voos considerados radicais, a bordo do Trex 700, elétrico, com unidade computadorizada MicrobeastX. Foram cortados os pontos de PM Luiz Carlos, Ricardo Castro, Daniel Galhardo, Aranha e Geraldo. Comandante Mochel, em viagem, justificou sua ausência.


 FALANDO SÉRIO
A cada sábado, as tardes da gloriosa Amam ficam bem mais divertidas, com o engajamento de aeromodelistas da Ilha na prática saudável do hobby. É perceptível a ansiedade dos colegas para o encontro sabático. O melhor de tudo é modo respeitoso, fraterno e colaborativo com o qual todos os colegas encaram o hobby, tornando-o, portanto, mais prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário