domingo, 7 de julho de 2019

23 anos de Amam


História, champanhe, diversão e pouso de emergência
Fotos: Barbosa
O aniversário de 23 anos da Associação Maranhense de Modelismo (AMAM), comemorado no último sábado, 6 de julho de 2019, foi marcado pela descontração, irreverência e pela fraterna e harmoniosa convivência entre seus membros e frequentadores, amantes do hobby na Grande Ilha São Luis.
Joaquim Mochel
Registros históricos do comandante Joaquim Mochel, um dos ícones do hobby no Maranhão, dão conta que a Amam, dos dias hodiernos, sucedeu a União  Maranhense de Aeromodelismo, a antológica UMA e a Associação  Ludovicense de Aeromodelismo (Alarc), agremiações precursoras do aeromodelismo U-control e RC no Maranhão dos tempos idos. “A Amam é o primeiro grupo grande de aeromodelistas aglutinados depois da desativação da União Maranhense de Aeromodelismo e da Associação Ludovicense de Aeromodelismo”, rememorou Mochel.
Ele conta que houve um tempo difícil para a prática do hobby, quando o espaço há muito usado na UEMA, se tornou inviável, com a proximidade de residências no perímetro da caixa de voo. “O hobby perdeu força e tivemos que buscar outras alternativas, CAVU e aeroporto de Paço do Lumiar, até chegarmos a Ilha Race, onde montou-se toda uma estrutura para a boa prática do aeromodelismo”, destacou.
Por fim, o comandante Mochel fez questão de lembrar os pioneiros do hobby nas pessoas dos aeromodelistas Arlindo, Mário, Mohana e Correa, bem como dos que se juntaram depois para manter vivo o hobby, dentre eles, Sergio, Daniel Galhardo, Márvio, Horácio, Valdinewton e Lissio, dentre outros. “Foi o protagonismo dos colegas que manteve o hobby vivo, praticado, além da Amam, em outras praças, como, por exemplo, na Reserva e Litorânea”, frisou. 
Essa é a história da Amam contada por um de seus ilustres protagonizadores, Joaquim Mochel. 
Como não vive a Amam só de história, a sua festa de aniversário, ciceroneada pelo helimodelista Horácio Normando, foi regada a bolo, doces, salgadinhos, sucos, refrigerantes, farofa de carne frita e até espumante de bom gosto.
Contudo, como não poderia deixar de acontecer numa festa de aeromodelistas que se preze, a tarde reservou fortíssimas emoções naquela que seria a reestreia do imponente aeromodelo Revolver, da Great Planes, convertido para motorização elétrica, do comandante e nosso presidente, Valdinewton.
Impulsionado com um motor 500kv, da Align, extraído de um Trex 700, do piloto Horácio, e alimentado por uma bateria de 6s, esc de 80, o aeromodelo fez um voo surpreendente, tracejando os céus reluzentes da Amam naquela memorável tarde de sábado, fazendo jus a festa de seus 23 anos. Voos de alta velocidade, entrelaçados com manobras radicais, fitavam os olhos de todos. Parecia um tsunami... Tudo perfeito, quando, de repente, há 4 minutos de voos, um barulho ensurdecedor, ecoando dos céus anunciou a tragédia do Revolver, estrangulado em pleno voo. A parede de fogo sacou e motor, hélice e cowl foram arremessados a uma distância considerável, só encontrados 14 horas depois de intensa busca.
Revolver com motor do Trex 700
Contudo, devo anotar, que não foi, apenas, a ejetação do motor, em voo, que chamou a atenção da plateia, em que pese o inusitado espetáculo, mas, sobretudo, a calma e indubitável habilidade do comandante Valdinewton, capazes de salvar, inacreditavelmente, quase intacto, o aeromodelo sem cabeça. Muita calma nessa hora. Parabéns, comandante!!!
RESENHA
Ipanema do comandante Daniel
Karcará
#Destaque, ainda, para o único e demorado voo do aeromodelo Pulse, motor 72 OS, 4 tempos, do comandante Mauro#Fraco desempenho do piloto Ricardo Castro#Karcará do comandante Daniel, um singelo presente do mestre Correa, voou muito bem#Ivan, Rudys e Correa deram um show à parte#Jorge França esnobou com seu drone, realizando tomadas áreas de primeira qualidade#Comandante Horácio, solitário com seu Trex 700 DFC, espreitou a ventania.

 Presentes Valdinewton, Mauro, Rudys, Geraldo, Ivan, Daniel Souza, Horácio, Barbosa, Denilson e Orsini (ambos convidados), Jorge, Rogério e Correa e Ricardo. Foram sentidas as presenças de Marvio, Mochel, Rafful, Aranha, Daniel Galhardo, Adail, PM Luiz Carlos e Murilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário