terça-feira, 3 de setembro de 2019

Aeromodelismo: uma paixão duradoura

A matéria especial do nosso blog dessa semana é sobre o mais apaixonado dos aeromodelistas de Imperatriz e Região, o empresário Álvaro Oliveira, e suas maravilhosas máquinas voadoras.
P-47 Thunderbolt
Praticante do hobby desde os idos de 1979, quando ainda estava na cidade de São Paulo, Álvaro é um aeromodelista completo, exímio montador de aviões em madeira balsa, a partir de plantas consideradas complexas, além de craque em motor glow, agora se especializando também nos motores a gasolina.
Mustang P 51
Seus preferidos são os aeromodelos escala da II Grande Guerra, de médio e grande porte, tendo, talvez, uma das mais invejáveis coleções que remontam os tempos áureos dos caças monomotor, com destaque para o F4U Corsair, P-47 Thunderbolt, The P – 51 Mustang, Spitfire e P-40 Warhawk. No hangar da ViPão (nome da sua panificadora), há lugar, também, para outros exemplares, como o histórico Stinson L-1 Vigilant, o contorcionista Funtana, o 3D Yak,  o nervoso Christen Eagle e o formoso Tucano da Esquadrilha da Fumaça brasileira, dentre outros.
Stinson
 









 
Em 2010, com o fechamento do circuito da Lagoa Verde, Álvaro, com mais três colegas, ousaram montar o próprio aeródromo, numa área fantástica a 42 km de Imperatriz. Pouco tempo depois, com a desistência dos sócios no projeto inicial, Álvaro Oliveira resolveu construir no lugar o aeródromo “Asas de Sumaúma”, uma espécie de oásis, estruturado com pista asfaltada, hangar e conforto adequado a prática do hobby, centrado numa região bucólica de vegetação serrada.





Essa é apenas uma síntese desse grande ícone do aeromodelismo do Sul do Maranhão, um incentivador cativante do hobby, amigo e companheiro, cuja simplicidade dispensa comentários.
Álvaro, depois prestar algumas informações ao blog, manifestou desejo de receber em Asas de Sumaúma os pilotos da grande Ilha para um animado dia de pista.(Daniel Souza)



Nenhum comentário:

Postar um comentário