Fotos: Barbosa Aero
Vamos
as resenhas:
RV-4
assombra Tucano!
O
destaque do último sábado, 13 de abril de 2019, ficou por conta do Vans RV-4*, do
comandante Daniel Gualhardo. Não bastasse o notável desempenho, o exemplar fez
manobras de tirar o fôlego tanto nas mãos do dono quanto nas do experiente
aeromodelista Líssio.
Paradoxalmente,
o Tucano do comandante Waldenewton* ainda não rendeu o esperado, apresentando
superaquecimento no motor. Segundo o piloto e sua equipe técnica duas são as
possibilidades: alteração de combustível, com a substituição forçosa de Avgas
(própria para aviação, mas falta no Brasil) para gasolina comum, ou, ainda, deficiência de
ventilação no compartimento do motor.* Especificação Vans RV-4: fabricante Hangar 9, 2,30 de envergadura, motorização DLE RA 35cc, servos Savox 8,5Kg, acabamento de excelência, com todas as características em escala do modelo original.
*Especificação Tucano: fabricante Juniaer, 2,30 envergadura, 2,05 de
fuselagem, 12,3 kg de peso, motorização DLE RA 55cc, com trens de pouso
pneumáticos e bomba de fumaça. Um aeromodelo que desperta a atenção pelo fino e
detalhado acabamento.
Extra! Extra!
Show de bola...
Ágil, versátil e entelado com belo filme de estamparia tornam o Extra 300 da Great Planes, motorização OS 91, 4 tempo, glow, do comandante Márvio um dos aeromodelos que mais chamam a atenção durante os voos,
especialmente pela qualidade e ousadia das manobras do experiente piloto. Nota
10!
Coiote, o campeão de voos
Indiscutivelmente, o Coiote, fibra de vidro, motorização 46 OS, Glow, do comandante Geraldo, é o campeão de tempo em voos na Amam. O infortúnio de um pouso forçado ou uma brusca aterrissagem não são suficientes o bastante para tirá-lo do páreo. Sou da tese segundo a qual aeromodelo bom é aquele que dá prazer ao piloto. Parabéns, comandante...
Outro
campeão de voo de quase todas tardes é Correa, sempre utilizando, com sucesso,
motorização gasolina em aeromodelos de pequeno porte. A principal característica
observada nesse piloto é voos curto, com pouco duração, e seguidos de inúmeras
decolagem. Fantástico!
Sem sorte, PM!
Há
quem afirme que as frustradas tentativas do comandante Luiz Carlos de praticar
satisfatoriamente o hobby decorre do ambiente onde são acondicionados suas
máquinas... Brincadeira à parte, nosso dileto PM não teve sorte com seu
treinador Calmato 60, motor 46, glow. Para o ícone aeromodelista Correa os problemas de Luis Carlos seriam resolvidos com revisão periódicas de suas máquinas. Tá a dica de quem entende.
Ivan: um voo, uma aterrissagem forçada
O
piloto Ivan não teve muita sorte na sua primeira tentativa de voo, mesmo já se
sabendo que o Seagull 40, já demonstrou, outras vezes, ótimo desempenho. Mas
nem sempre a tarde de voos é perfeita para todo mundo. Um pouso forçado, atingindo
o trem de pouso dianteiro, com afetação da parede de fogo, tirou o aero de
circulação mais cedo.
Tranquilidade e ousadia nos voos do “impugnante”
Nosso
ilustre dominicano Rudys Tavares, mundialmente conhecido por ter provocado o “impeachment”
de Ricardo Castro na sua vã tentativa de ascender à presidência da Amam, se
divertiu muito, realizando pousos impecáveis e voos perfeitos a bordo do
treinador Canary, da Phoenix Model, motorização OS 46.
“A
ausência do impugnado Ricardo me deixou tranquilo”, confidenciou o comandante
Rudys.
Fora de combate...
O
piloto Daniel Souza, vitimado de bursite na articulação do ombro direito,
apenas prestigiou a animada tarde de voos da Amam, papeando com os colegas Mochel, Mauro, Jorge,
Rogério e Aranha.
Foram
sentidas as ausências dos pilotos Murilo, Ricardo Castro, Horácio e Adriano.
Helimodelismo ganha reforço
Aranha (camisa azul) ao lado do piloto Daniel |
O
pequeno grupo de helimodelistas da Amam ganha novo integrante. Com um Trex 700, um Trex
600, um Trex 500 e vários Trex 450, o piloto Aranha promete oxigenar o grupo,
atualmente com apenas três participantes (Adriano, Daniel e Horário). Seja
bem-vindo, e vamos aglutinar mais gente pro hobby.
Nem só de combustão vive a Amam
É
isso mesmo. Quem mandou bem, com Currupira elétrico, foi o piloto Rafful, que
promete estrear um aeromodelo combustão nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário