segunda-feira, 15 de abril de 2019

Tarde de muita diversão na Amam


Fotos: Barbosa Aero
 As tardes de sábado, na gloriosa Amam, na Grande Ilha de São Luis, têm ficado a cada dia mais divertida e empolgante, com a frequência massiva da galera, com suas terríveis e admiráveis máquinas voadoras. Essa participação ativa de aeromodelistas anima, faz crescer o hobby e atrai sempre mais gente ao aeromodelismo.
Vamos as resenhas:
RV-4 assombra Tucano!
O destaque do último sábado, 13 de abril de 2019, ficou por conta do Vans RV-4*, do comandante Daniel Gualhardo. Não bastasse o notável desempenho, o exemplar fez manobras de tirar o fôlego tanto nas mãos do dono quanto nas do experiente aeromodelista Líssio.
 Paradoxalmente, o Tucano do comandante Waldenewton* ainda não rendeu o esperado, apresentando superaquecimento no motor. Segundo o piloto e sua equipe técnica duas são as possibilidades: alteração de combustível, com a substituição forçosa de Avgas (própria para aviação, mas falta no Brasil) para  gasolina comum, ou, ainda, deficiência de ventilação no compartimento do motor.
 * Especificação Vans RV-4: fabricante Hangar 9, 2,30 de envergadura, motorização DLE RA 35cc, servos Savox 8,5Kg, acabamento de excelência, com todas as características em escala do modelo original.
*Especificação Tucano: fabricante Juniaer, 2,30 envergadura, 2,05 de fuselagem, 12,3 kg de peso, motorização DLE RA 55cc, com trens de pouso pneumáticos e bomba de fumaça. Um aeromodelo que desperta a atenção pelo fino e detalhado acabamento.
Extra! Extra! Show de bola...
Ágil, versátil e entelado com belo filme de estamparia tornam o Extra 300 da Great  Planes, motorização OS 91, 4 tempo, glow, do comandante Márvio um dos aeromodelos que mais chamam a atenção durante os voos, especialmente pela qualidade e ousadia das manobras do experiente piloto. Nota 10!

Coiote, o campeão de voos

Indiscutivelmente, o Coiote, fibra de vidro, motorização 46 OS, Glow, do comandante Geraldo, é o campeão de tempo em voos na Amam. O infortúnio de um pouso forçado ou uma brusca aterrissagem não são suficientes o bastante para tirá-lo do páreo. Sou da tese segundo a qual aeromodelo bom é aquele que dá prazer ao piloto. Parabéns, comandante...
Outro campeão de voo de quase todas tardes é Correa, sempre utilizando, com sucesso, motorização gasolina em aeromodelos de pequeno porte. A principal característica observada nesse piloto é voos curto, com pouco duração, e seguidos de inúmeras decolagem. Fantástico!
Sem sorte, PM!
Há quem afirme que as frustradas tentativas do comandante Luiz Carlos de praticar satisfatoriamente o hobby decorre do ambiente onde são acondicionados suas máquinas... Brincadeira à parte, nosso dileto PM não teve sorte com seu treinador Calmato 60, motor 46, glow. Para o ícone aeromodelista Correa os problemas de Luis Carlos seriam resolvidos com revisão periódicas de suas máquinas. Tá a dica de quem entende.
Ivan: um voo, uma aterrissagem forçada
O piloto Ivan não teve muita sorte na sua primeira tentativa de voo, mesmo já se sabendo que o Seagull 40, já demonstrou, outras vezes, ótimo desempenho. Mas nem sempre a tarde de voos é perfeita para todo mundo. Um pouso forçado, atingindo o trem de pouso dianteiro, com afetação da parede de fogo, tirou o aero de circulação mais cedo.
Tranquilidade e ousadia nos voos do “impugnante”
Nosso ilustre dominicano Rudys Tavares, mundialmente conhecido por ter provocado o “impeachment” de Ricardo Castro na sua vã tentativa de ascender à presidência da Amam, se divertiu muito, realizando pousos impecáveis e voos perfeitos a bordo do treinador Canary, da Phoenix Model, motorização OS 46.
“A ausência do impugnado Ricardo me deixou tranquilo”, confidenciou o comandante Rudys.
Fora de combate...
O piloto Daniel Souza, vitimado de bursite na articulação do ombro direito, apenas prestigiou a animada tarde de voos da Amam, papeando com os colegas Mochel, Mauro, Jorge, Rogério e Aranha.
Foram sentidas as ausências dos pilotos Murilo, Ricardo Castro, Horácio e Adriano.
Helimodelismo ganha reforço
Aranha (camisa azul) ao lado do piloto Daniel  
O pequeno grupo de helimodelistas da Amam ganha novo integrante. Com um Trex 700, um Trex 600, um Trex 500 e vários Trex 450, o piloto Aranha promete oxigenar o grupo, atualmente com apenas três participantes (Adriano, Daniel e Horário). Seja bem-vindo, e vamos aglutinar mais gente pro hobby.
Nem só de combustão vive a Amam
É isso mesmo. Quem mandou bem, com Currupira elétrico, foi o piloto Rafful, que promete estrear um aeromodelo combustão nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário