domingo, 21 de abril de 2019

Semana Santa de novidades, lenha e diversão na Amam


Specter 700, a supermáquina
O exigente piloto Adriano Tinoco, um dos poucos no Maranhão fera em voos na modalidade 3D ultrarradical, apresentou performance pra lá de arrojada num dos mais cobiçados helicópteros da atualidade, o robusto Specter 700, equipado com motor Scorpion de 500 kv, esc 200 A e super-servos da Align 820/825, mais unidade flybarless, lançamento da Mikado, o novel V-Bar Neo, tudo controlado por um rádio também da Mikado, o Vcontrol, pensado exclusivamente para helicópteros de alto desempenho.
Sábado, 20 de abril de 2019, a supermáquina da XLPower mostrou, nos céus da Amam, que no Maranhão helimodelismo tem nome e sobrenome: Adriano Tinoco.
Parabéns, comandante!
Mestre Horácio de volta ao batente
Trex 700, elétrico, da Align, equipado com unidade flybarless alemã MBX, tinge os céus da gloriosa Amam na bucólica tarde de Sexta-Feira Santa.
Daniel Souza
A apresentação ficou por conta do helimodelista Horácio, cujo piloto, há quase 60 dias, estava afastado, atualizando sistemas de suas principais aeronaves, dentre as quais desse Trex 700, convertido em flybarless.
Nitrão arrebentou na Sexta-Feira Santa
O Trex 700, nitro, motor 91 – OS, equipado com servos Futaba e unidade flybarless V-Bar, do comadante Daniel Souza, mandou vê na tarde de Sexta-Feira Santa ao deferimento da medida cautelar de urgência aviada por Aranha junto ao presidente Vadenewton, permitindo, sob protesto de Correa & Cia, “janela de voo”, com tempo de duas horas, só para helimodelistas.
Sinistro: Calmato desaparece depois de estranha manobra
A tarde de Sexta-Feira Santa, 19 de abril do ano de 2019, foi inglória para o comandante Luiz Carlos, cujo piloto atende também pelo condinome “PM”. Abastecido e testado, o Calmato 40, treiner, da Kyosho, içou aos céus pelas mãos do comandante Daniel Souza em céu cinza, sem pancada de vento.
Trimado, o manche foi entregue nas mãos de PM. Ocorre, porém, ultrapassada a marca de 5 minutos, quando o fantástico aeromodelo sobrevoava uma densa mata, a aeronave despencou à média velocidade, após fazer um roll um tanto quanto esquisito. As buscas começaram imediatamente, mas somente 24 horas depois, já no finalzinho da tarde de sábado, 20 de abril, os fragmentos - daquele que um dia foi um monomotor cortado à laser, foram encontrados. As cenas são fortes!
Interrogado, LC argumentou que o acidente decorreu de falha num dos servos de comando de ailerons, impossibilitando, segundo ele, retomar o voo, normalmente, até sucumbir. Contraditando, o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de acidentes Aeronáuticos), em nota, afirma que o fatídico decorreu do fenômeno mundialmente conhecido como “dederência”. Eis a divergência!
Tributo a Germano: "A boneca do Portuga”
Durante as buscas ao avião do PM Luiz Carlos chamou a atenção o inusitado achado da integrante do Corpo de Tropas Paraquedistas da FAP (Forças Armadas Portuguesas), Barbie Lusitana, mais conhecida entre os integrantes da vida noturna como “Boneca do Portuga”.

Antes da tragédia...
 Constam dos anais, que a paraquedista tinha sido dada como morta ainda em tempos idos, depois de uma incursão aérea, levada a cabo pelo piloto português Germano, atualmente radicado na Suíça, quando de sua rápida passagem pelas terras ludovicense.
A “boneca do Portuga” era semanalmente arremessada de um treinador poliondas de Germano, levada as alturas presa na barriga do aeromodelo. Acionada, pelo controle remoto, a boneca se desprendia da aeronave pendurada num paraquedas. E assim era a vida de Barbie Lusitana, subia e descia, a cada decolagem de treiner, arrancando admiração dos colegas nas tardes de sábado, na Amam, até o dia em que deparou-se com uma impiedosa ventania de verão, que a levou para ao longe, sob os olhos tristes do Portuga: "perdi minha boneca!"
Agora, quase dois anos depois, Barbie Lusitana está de volta, obviamente sem o glamour de outrora... Vamos embalar e enviar a boneca para seu dono, o nosso dileto amigo Germano como símbolo do nosso apreço.
Estol marca reestreia de Decathon
Um dos mais experientes e antigos aeromodelistas do Maranhão, Jorge França, carinhosamente chamado “Tio Jorge”, não logrou sucesso na tão esperada reestreia do Super Decathlon, recém-revisado pelo comandante Correa. "Tava tudo perfeito", assinalou.
Entretanto, o insólito “estol de asa”, logo na decolagem, resultado da mortal combinação falta de velocidade e brusco torque de motor., arremessaram o aeromodelo no solo.
Resultado, a diversão para o comandante Jorge França encerrou bem mais cedo, com a inesperada queda do belo exemplar.

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