Um grave e surpreendente acidente aéreo, envolvendo o renomado piloto Fabinho 3D, marcou, para sempre, a tarde de sábado, 6 de agosto de 2011, no Centro Integrado de Modelismo de Imperatriz (CIMI), situado na metrópoles de Senador La Rocque.
BOA (Boletim de Ocorrência Aéreo) relata que os ponteiros do relógio registravam a marca das 16:40 horas enquanto a Torre de Comando do CIMI apontava rajadas de ventos de 20 nós à oeste e excelente visibilidade - céu de brigadeiro. Era uma tarde de vôo perfeita.
Nas arquibancadas o movimento frenértico da multidão, que se comprimia no alambrado para assistir o tão esperado show acrobático daquele que é, indiscutivelmente, um dos mais destacdos ícones do vôo radiocontrolado, na modalidade três dimensões, o internacionalmente famoso Fabinho 3D.
A cada movimento do giant Sukhoi, a baixa altitude, a galera ia ao delírio...Tudo parecia tranquilo, quando de repente o assustador acidente: a asa direita da aeronave, de 50 cilindradas, se solta em pleno vôo. Desesperado, o habilidoso piloto aciona o aleiron da asa esquerda no limite na vã tentativa de compesar a perda de pressão. A platéia, atenta, prende a respiração. É algo indescritível. Por exatos dois segundos a tentativa de manter o avião em vôo dá certo, mas o inevitável acontece. O Sukhoi despenca, em parafuso, com velocidade, e invade as matas do CIMI. Nesse momento, segundo informações do jornalista Fábio Barbosa, nosso enviado especial, há um silêncio sepulcral no circuito aéreo só quebrado com o barulho ensurdecedor de sirenes das equipes de resgate.
Horas depois, o GTAM (Grupamento Tático Áereo de Mucuiba) localiza os destroços do Sukhoy ao tempo em que se escuta, ao longe, uma mega explosão, seguida de labaredas fogo de quase 40 metros de altura e de uma densa fumaça cinza que dificulta o acesso dos socorristas do SAMU. Era a explosão do tanque de combustível do avião, depois de chocar-se na mata e abrir uma enorme clareira. Ileso, o piloto, milagrosamente salvo, reclamava apenas de cabelos chamuscados. Nada que inspirasse maiores cuidados médicos.
Às 12:20 horas deste domingo, 7 de agosto de 2011, a ANAC divulga laudo percial dando conta que o acidente foi resultado de um malfeito conserto produzido pela Regismodel na baioneta de sustentação das asas do Sukhoy, feito a base de cabo velho de vassoura.
Com exclusividade, exibimos as primeiras imagens do mais grave acidente aéreo da histório do aeromodelismo local. Se você sofre de pânico e/ou de alguma patologia nervosa, evite as impressionantes imagens do acidente:
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