A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nesta noite de quinta-feira, 4 de julho de 2011, laudo da perícia realizada no avião Cessna Skylane, do comandante Alison Baiano, que caiu, no último domingo, nas densas matas de Senador La Rocque, logo depois de decolar do monumental aeroporto CIMI (Centro Integrado de Modelismo de Imperatriz).
Com exclusividade, o JN no Ar teve acesso ao laudo pericial que aponta como causa do acidente o fenômeno mundialmente conhecido como “dederência”.
Acompanhe, ipsis litteris, trecho conclusivo do documento elaborado pelo expert, subsidiado por fotografias, oitivas e da surpreendente revelação do diálogo mantido pelo controlador de vôo Reginaldo Papa-Tango e o aspira Alison Baiano, condutor da aeronave:
Acompanhe, ipsis litteris, trecho conclusivo do documento elaborado pelo expert, subsidiado por fotografias, oitivas e da surpreendente revelação do diálogo mantido pelo controlador de vôo Reginaldo Papa-Tango e o aspira Alison Baiano, condutor da aeronave:
CONCLUSÃO
Considerando que as provas materiais colhidas in loco, registradas através de acervo fotográfico revelam a correta fixação da bateria e o perfeito funcionamento do leme, profundor, ailerons, servos, receptor, speed e motor (VIDE ANEXO I);
Considerando a elucidativa oitiva do "Capitão do Mato", que chegou ao local do acidente antes mesmo do GTM (Grupamento Tático de Mucuiba);
Considerando que as informações capturadas de instrumentos de vôos, centrados no painel da aeronave, não apontaram qualquer registro de alteração;
Considerando as indicações do mapa metrológico, que informa condições estáveis do tempo, por ocasião do sinistro;
Considerando o conteúdo do diálogo do operador de vôo com a opiloto da aeronave (VIDE ANEXO II);
Considerando, por derradeiro, que resta descartável a suspeição segundo a qual a queda do Cessna tenha sido provocada pela brusca alteração do Centro de Gravidade, como foi amplamente especulado pela grande mídia...
Assim, pois, e por tudo mais que consta dos autos, AFIRMO, peremptoriamente, em sede de juízo conclusivo, que a causa do gravíssimo acidente aéreo foi resultado, exclusivamente, de falha humana, consistente a imperícia do piloto, vítima de patologia comumente verificada entre “aspiras” à aeromodelista, também conhecida como o “fenômeno da dederência."
Considerando a elucidativa oitiva do "Capitão do Mato", que chegou ao local do acidente antes mesmo do GTM (Grupamento Tático de Mucuiba);
Considerando que as informações capturadas de instrumentos de vôos, centrados no painel da aeronave, não apontaram qualquer registro de alteração;
Considerando as indicações do mapa metrológico, que informa condições estáveis do tempo, por ocasião do sinistro;
Considerando o conteúdo do diálogo do operador de vôo com a opiloto da aeronave (VIDE ANEXO II);
Considerando, por derradeiro, que resta descartável a suspeição segundo a qual a queda do Cessna tenha sido provocada pela brusca alteração do Centro de Gravidade, como foi amplamente especulado pela grande mídia...
Assim, pois, e por tudo mais que consta dos autos, AFIRMO, peremptoriamente, em sede de juízo conclusivo, que a causa do gravíssimo acidente aéreo foi resultado, exclusivamente, de falha humana, consistente a imperícia do piloto, vítima de patologia comumente verificada entre “aspiras” à aeromodelista, também conhecida como o “fenômeno da dederência."
São Paulo (SP), 4 de agosto de 2011.
Ricardo Molina de Figueiredo
PERITO - UNICAMP
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ANEXO I
ACERVO FOTOGRÁFICO
ANEXO II
(Diálogo do Operador de Vôo Reginaldo Papa-Tango e o piloto Aspira do Cessna segundos antes do acidente)
Piloto Aspira - Papa-Tango, a aeronave Cessna Skylane, com destino ao Morro do Chapéu, pede autorização para decolagem..."
Operador de Vôo - "Decolagem autorizada..."
Piloto Aspira - "Positivo, Papa-Tango. Decolando..."
Operador de Vôo - "Decolagem com inclinação ascendente anormal. Corrigir à 25 graus..."
Piloto Aspira - "Papa-Tango, urgente, não consigo controlar o avião... Sinto um calafrio e um ligeiro tremor nos dedos..."
Operador de Vôo - "Matenha a calma, corrija a direção da aeronave, flexicionando o leme a 30 graus a esquerda... acelerando. Tente retornar à pista..."
Piloto Aspira - "Copiado..."
Operador de Vôo - "O avião tá se distanciando e entrando em estol... Tente, novamente, assumir o comando da aeronave, Aspira..."
Piloto Aspira -"Não consigo, os dedos estão tremendo... Tô perdendo sustentação, acho que vou..." (nesse momento a transmissão é interrompida enquanto se ouve ao longe um grande barulo, possivelmente do avião se chocando com a floresta...)
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ANEXO I
ACERVO FOTOGRÁFICO
Bateria posicionada no local adequado inalterando o Centro de Gravidade |
Leme profundor perfeitos |
ailerons intactos |
Servos e receptor funcionando normalmente |
ANEXO II
(Diálogo do Operador de Vôo Reginaldo Papa-Tango e o piloto Aspira do Cessna segundos antes do acidente)
Piloto Aspira - Papa-Tango, a aeronave Cessna Skylane, com destino ao Morro do Chapéu, pede autorização para decolagem..."
Operador de Vôo - "Decolagem autorizada..."
Piloto Aspira - "Positivo, Papa-Tango. Decolando..."
Operador de Vôo - "Decolagem com inclinação ascendente anormal. Corrigir à 25 graus..."
Piloto Aspira - "Papa-Tango, urgente, não consigo controlar o avião... Sinto um calafrio e um ligeiro tremor nos dedos..."
Operador de Vôo - "Matenha a calma, corrija a direção da aeronave, flexicionando o leme a 30 graus a esquerda... acelerando. Tente retornar à pista..."
Piloto Aspira - "Copiado..."
Operador de Vôo - "O avião tá se distanciando e entrando em estol... Tente, novamente, assumir o comando da aeronave, Aspira..."
Piloto Aspira -"Não consigo, os dedos estão tremendo... Tô perdendo sustentação, acho que vou..." (nesse momento a transmissão é interrompida enquanto se ouve ao longe um grande barulo, possivelmente do avião se chocando com a floresta...)
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