terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fortes emoções na pista da Sumauma

A tarde desta terça de Carnaval, 21 de fevereiro de 2012, foi marcada por fortes emoções na monumental pista da Sumaúma, a 42 km de Imperatriz.
Cadê o pescoço do avião?
Por volta das 15 horas, o  SINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) registrou o primeiro acidente, envolvendo o piloto Ivan Cai Cai, que, logo na decolagem do segundo vôo, se espatifou antes de alcançar a cabeceira da pista. 
Laudos preliminares, da lavra do famoso perito Reginaldo Vidraça, dão conta que a pane, que restou na queda do Funtana Frankenstein, foi resultado de "dederência".
Uma hora depois foi a vez do exímio piloto 3D Divino lenhar seu Edge giant, depois de um primeiro vôo espetacular.
O repórter Lukas Vila Nova, nosso enviado especial a Sumaúma, informa que o acidente aconteceu quando o piloto, a baixa altura, se preparava para um tork roll. De repente o motor apagou e o aero despencou de bico. Incrível, mas as avarias não foram lá essas coisas.
"Essa pane decorreu da baixa qualidade do motor", comentou Fabinho 3D, expert no assunto.
O aero de Ivan Cai Cai: pescoço quebrado
E quando já se aproximava o pôr do sol as torres de comando anunciam mais um acidente aéreo, desta feita envolvendo o majestoso Corsair do experiente piloto Álvaro Vipão.
Era o segundo vôo do giant, motor 50 cc, a gasolina. Já tinham passados uns 15 minutos da decolagem quando o aeromodelo, que arranhava os céus, perdeu o comando. O piloto entrou em pane, anunciou a ocorrência e ainda tentou socorrer-se das habilidades de Divino, mas nada pôde ser feito.
Desgovernado o aero desapareceu no horizonte para estraçalhar-se, literalmente, no meio fio da BR 010, a 3 km da base aérea. Perda total, inclusive do motor.
In loco os peritos constataram que o blackout  no sistema elétrico, que interrompeu a funcionalidade do receptor, foi ocasionado pelo descarregamento precoce da bateria de alimentação, insuficiente para suportar o funcionamento de 10 servos.
O magnífico Corsair de Álvaro: perda total
Outra decepção, que quase termina em lenha, foi a conversão glow do Trainer elétrico do ex-comandante Daniel, agora pertencente ao aspira Adaías Belfort.
Reginaldo e Sayron: só sofrimento
Foram 3 horas de ajustes, barulho e sujeira para um vôo de 2 minutos, com direito a "motor apagado" e um pouso cachorro.
 No mais, muita brincadeira e diversão, com destaque para Faustino e Daniel, que ficaram enfadados de tanto voar.
PRESENÇAS
A galera prestigiando a pista de Sumaúma
Os pilotos Fabinho 3D, Lukas Vila Nova, Daniel Souza, Reginaldo, Ivan Cai Cai, Alessandro Faustino, Sayron, Álvaro, Divino e Wescley, e os aspiras Belfort e Elton marcaram presença.

Os olhares se pretendem nas acrobacias de Divino




O Ultraespeort de Álvaro conseguiu fazer apenas um vôo

Nenhum comentário:

Postar um comentário